ABORDAGEM SOBRE TUBERCULOSE NOS CURSOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Celene Aparecida Ferrari AUDI Faculdade de Jaguariúna
  • Analu Lima ATAIDE Faculdade de Jaguariúna
  • Paula Ferreira FILIZOLA Faculdade de Jaguariúna

Palavras-chave:

enfermagem, educação, promoção da saúde

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar conteúdos curriculares inerentes ao estudo da Tuberculose ministrada nos cursos de enfermagem das Instituições de Ensino Superior (IES) em um município do interior do Estado de São Paulo. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, documental e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada utilizando questionário que foi submetido aos coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem. Os dados foram analisados utilizando a abordagem qualitativa. Percebemos que, embora o estudo da tuberculose seja abordado nos cursos de graduação em enfermagem, está dispersa na grade curricular, com enfoque principalmente na fisiopatologia. Embora não detenham o poder de resolução sobre todos os problemas sociais, o enfermeiro é um profissional com possibilidades de atuar de forma preventiva, na promoção da saúde, assim como no diagnóstico precoce da tuberculose. É relevante que os responsáveis, direta ou indiretamente pela formação dos graduandos de enfermagem se sensibilizem com as questões relacionadas à tuberculose e realizem uma revisão nos conteúdos e na abordagem, do ensino da Tuberculose.

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Publicado

01/07/2010