The "patchwork", infrastructure and superstructure

Authors

  • Glauco BARSALINI Faculdade de Jaguariúna

Abstract

Necessariamente, dentro de qualquer arte, há uma consciência física e material. Somente quando o processo de trabalho e seus resultados são vistos e interpretados nas formas degradadas da produção de mercadoria material, que o protesto significativo – a negativa da materialidade pelos trabalhadores necessários com material – é feito e projetado em formas abstratas “superiores” ou “espirituais”. O protesto é compreensível, mas essas formas superiores de produção, incorporando muitas das mais intensas e significativas formas de experiência humana, são compreendidas com mais clareza quando reconhecidas como objetificações específicas, nas organizações materiais relativamente duráveis, daqueles momentos humanos que são, sem isso, os menos duráveis, embora com freqüência os mais poderosos e afetivos. A materialidade inevitável das obras de arte é, então, a materialização insubstituível de tipos de experiência, inclusive a experiência na produção de objetos, que, a partir de nossa mais profunda socialidade, vão além não só da produção de mercadorias, mas também de nossa experiência comum dos objetos. (WILLIAMS, Raymond, p. 162.)

Published

2010-07-01