A VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DOS ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Celene Aparecida Ferrari AUDI Centro Universitário de Jaguariúna
  • Maria Luiza MIRANDA Centro Universitário de Jaguariúna
  • Laura Bizon GOMES Centro Universitário de Jaguariúna
  • Jéssica Hellen PALANDI Centro Universitário de Jaguariúna
  • Renata BIANCHI Centro Universitário de Jaguariúna
  • Fábio Luis MONTANARI Centro Universitário de Jaguariúna

Palabras clave:

Adolescente, Violência, Gênero e Saúde, Saúde Pública

Resumen

Objetivo: Avaliar a percepção dos adolescentes estudantes do ensino público, de ambos os sexos, em relação à violência. Metodologia: Estudo qualitativo, utilizando a técnica grupo focal. A pesquisa foi realizada com adolescentes do sexo feminino e masculino, em uma escola pública, localizada na periferia, em município do interior de São Paulo. Os grupos aconteceram em períodos de aula, com uma média de seis adolescentes por grupo. Os depoimentos foram coletados por meio de aparelho digital por duas estudantes de graduação, e transcritos na íntegra e submetidos à análise do conteúdo. Resultados e Discussão: Os discursos dos adolescentes, após análise das pesquisadoras a respeito das percepções expostas, foram agrupados em categorias, as quais foram expendidas nesta pesquisa. Sendo tais categorias: Categoria 1 - Naturalização da violência; Categoria 2 - Impunidade com relação à violência; Categoria 3 - Não compreensão da violência psicológica; Categoria 4 - Violência e o efeito midiático e Categoria 5 - Violência perpetrada na escola. Considerações finais: Os resultados obtidos através deste estudo evidenciaram que os adolescentes da escola pública, ao perceberem a violência como física, verbal e sexual, já presenciaram algum tipo de violência na vida. Sendo assim, torna-se claro que a violência não se manifesta apenas nas relações entre classes sociais, a mesma permeia a juventude nas relações interpessoais, nas relações de gênero, nas relações cotidianas, nas relações familiares e tantas outras.

Publicado

2021-01-01