USO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS POR PACIENTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDIÁTRICO TERCIÁRIO

UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores/as

  • Raquel Fernanda Beraldo INACIO Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP).
  • Fabio CARMONA Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP).
  • Ana Maria Soares PEREIRA Departamento de Biotecnologia Vegetal, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Palabras clave:

planta medicinal, fitoterápico, pediatria

Resumen

A utilização de plantas com fins medicinais de prevenção, cura ou alívio de agravos é realizada desde os primórdios da história da humanidade. Esses conhecimentos foram repassados de geração a geração e estão presentes na atualidade. Contudo, esse uso muitas vezes não é relatado aos profissionais de saúde, podendo ocorrer alteração do tratamento proposto por conta da interação com fitoterápicos. Assim, este trabalho teve por objetivo coletar dados quanto ao uso, tipo, frequência, eficácia, possíveis efeitos adversos e interações medicamentosas observados, em uma população pediátrica, a fim de esclarecer tanto os pacientes quanto os profissionais da saúde sobre esses aspectos. O presente estudo constituiu uma pesquisa observacional, transversal, do tipo survey (pesquisa de opiniões), com abordagem descritiva. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos pais ou cuidadores dos pacientes do HC Criança da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Esperou-se encontrar uma proporção elevada de pacientes que utilizam plantas medicinais e fitoterápicos na atenção à saúde.

Publicado

2022-06-01