PROJETO INTEGRADOR

RACISMO E EDUCAÇÃO. UM OLHAR PEDAGÓGICO À LUZ DE INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA NO ANFITEATRO KARAM MANSUR EM 2019

Autores/as

  • RAFAELA FERNANDA DOS SANTOS Centro Universitário de Jaguariúna
  • BEATRIZ DE ALMEIDA SILVA Centro Universitário de Jaguariúna
  • GISLAINE SOUZA DA SILVA Centro Universitário de Jaguariúna
  • SAMANTHA MILENA DOS SANTOS Centro Universitário de Jaguariúna
  • LEANDRO ELIEL PEREIRA DE MORAES Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Palabras clave:

História afro-brasileira, educação, racismo, cultura africana e indígena

Resumen

A história brasileira vem sendo cada vez mais investigada e valorizada à luz da formação diversificada da cultura que o Brasil possui, ou seja, os povos originários brasileiros, que possuem uma herança historicamente oprimida e negligenciada, ganham a cada dia mais voz e influência a fim de apresentar a história como esta realmente é: uma história de exploração, resistência contra a escravidão e de diversidade. A cultura africana e indígena são partes intrínsecas da cultura brasileira e, de acordo com as leis 10.639 e 11.645, é obrigatório o ensino de tais culturas e da história desses povos nas escolas. A vigente pesquisa aborda o racismo na educação e é orientada pelo professor Dr. Leandro Eliel Pereira de Moraes, resultando em uma instalação fotográfica realizada em 2019. A partir de uma pesquisa bibliográfica, analisamos as diversas facetas do preconceito racial no Brasil e como este está incorporado na cultura brasileira e mundial, com o intuito de desconstruir o racismo presente nas práticas cotidianas de todos aqueles que tiveram contato com a instalação e, por fim, neste artigo.

Publicado

2022-09-01