ANÁLISE DE PRESCRIÇÕES MEDICAMENTOSAS PEDIÁTRICAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) ROSEIRA DE BAIXO EM JAGUARIÚNA-SP

Autores/as

  • Maria Carolina Bertolo BONIN Centro Universitário de Jaguariúna- UNIEDUK
  • Viviane FERRE–SOUZA Centro Universitário de Jaguariúna- UNIEDUK

DOI:

https://doi.org/10.21116/ri.v73i1.876

Palabras clave:

Farmacologia pediátrica, Eventos adversos, Prescrição

Resumen

O conhecimento da farmacocinética e farmacodinâmica dos medicamentos que serão administrados na população pediátrica é de suma importância, por demandarem de maiores cuidados de acordo com suas características ontogênicas e o baixo número de medicamentos registrados e testados com indicação para essa população, causando altos índices de intoxicação e efeitos adversos indesejáveis. O presente trabalho realizou a análise das prescrições e prontuários médicos no município de Jaguariúna-SP, na Unidade Básica de Saúde para avaliação das indicações medicamentosas conforme as queixas dos pacientes e/ou responsáveis e detecções clinicas. Pode-se concluir o uso indiscriminado de antibióticos, e em sua maioria dos suplementos vitamínicos e minerais. Demonstrando assim a importância da prescrição em conjunto ao farmacêutico para promoção da prescrição correta, corroborando para o uso racional dos medicamentos, visando a saúde da criança e do adolescente.

Biografía del autor/a

Maria Carolina Bertolo BONIN, Centro Universitário de Jaguariúna- UNIEDUK

Graduada em Bacharelado no curso de Farmácia no Centro Universitário de
Jaguariúna- UNIFAJ. Pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Auditoria em
Processos Industriais.

Viviane FERRE–SOUZA, Centro Universitário de Jaguariúna- UNIEDUK

Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica/Biomedicina pelo Centro
Universitário de Araraquara-SP, Mestre em Bioquímica pela Faculdade de
Medicina da Universidade de São Paulo Campus Ribeirão Preto – SP, Doutora
em Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos pela Faculdade de
Engenharia Química da \universidade de Campinas-SP, Professora doutora,
Grupo UNIEDUK – UNIFAJ/UNIMAX

Publicado

2024-04-01