A EDUCAÇÃO ARISTOCRÁTICA NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO

O LEGADO DE FRIEDRICH NIETZSCHE SOBRE A SUPERAÇÃO

Autores

  • Felipe ADAID PUC-Campinas
  • Samuel MENDONÇA PUC-Campinas

Palavras-chave:

Educação Aristocrática, Ensino Jurídico, Nietzsche

Resumo

A questão essencial deste artigo se apresenta da seguinte forma: qual é a relação entre a educação aristocrática e ensino jurídico no Brasil? Este texto tem por objetivo problematizar questões educacionais, mormente no que se refere ao ensino jurídico. A educação aristocrática se refere a uma educação superior, oposta a qualquer tipo de massificação. Destarte, se a educação aristocrática aponta para a superioridade intelectual, por meio da dimensão individual, será que ela poderia ser aplicada também ao ensino jurídico? Neste diapasão, os resultados alcançados evidenciam que a concepção de educação aristocrática, pensada no contexto do Direito, em última análise, propicia a revaloração da educação jurídica. Visto o esquálido cenário educacional brasileiro, faz-se necessário uma nova concepção de educação que não seja sectária, estanque ou moralizadora.

Biografia do Autor

Felipe ADAID, PUC-Campinas

Bacharelando em Direito pela PUC-Campinas.

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Publicado

01/01/2014