A SEMIOLOGIA E LEITURA DE IMAGEM NA RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Angela LOURENÇONI Faculdade Max Planck

Palavras-chave:

imagem, semiótica, didática, aprendizagem

Resumo

A revisão da literatura efetuada sobre a leitura de imagem e da possibilidade de construção do sentido em função da análise semiótica foi baseada na análise das teorias da semiótica que propõem formas de interpretação do signo imagético, detalhando-o em unidades tão profundas quanto às encontradas nos recursos lingüísticos. Foi possível detectar elementos importantes no estudo da imagem perfazendo a estrutura de discurso, aplicados em contexto sócio-histórico e razoável pragmatismo no discurso pictórico. O presente estudo debate a importância do processo cognitivo como necessário para a leitura e interpretação da imagem, ativando as partes vinculadas ao uso da linguagem no sistema nervoso central. Todo esse contexto, somado ao uso de figuras em materiais didáticos remontam a real importância do signo imagético no processo de aprendizagem, bem como de estímulo do uso das fontes de memória, oferecendo profundas contribuições ao processo de construção interno do código lingüístico.

Downloads

Publicado

01/01/2011