A SEMIOLOGIA E LEITURA DE IMAGEM NA RELAÇÃO ENSINOAPRENDIZAGEM
Palavras-chave:
imagem, semiótica, didática, aprendizagemResumo
A revisão da literatura efetuada sobre a leitura de imagem e da possibilidade de construção do sentido em função da análise semiótica foi baseada na análise das teorias da semiótica que propõem formas de interpretação do signo imagético, detalhando-o em unidades tão profundas quanto às encontradas nos recursos lingüísticos. Foi possível detectar elementos importantes no estudo da imagem perfazendo a estrutura de discurso, aplicados em contexto sócio-histórico e razoável pragmatismo no discurso pictórico. O presente estudo debate a importância do processo cognitivo como necessário para a leitura e interpretação da imagem, ativando as partes vinculadas ao uso da linguagem no sistema nervoso central. Todo esse contexto, somado ao uso de figuras em materiais didáticos remontam a real importância do signo imagético no processo de aprendizagem, bem como de estímulo do uso das fontes de memória, oferecendo profundas contribuições ao processo de construção interno do código lingüístico.