INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS

ANÁLISE PRELIMINAR DO CENSO ESCOLAR (2007/2010)

Autores

  • Claudia GOMES Universidade Federal de Alfenas
  • Fernanda Vilhena Mafra BAZON Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

deficiência, inclusão, necessidades educativas especiais

Resumo

Com o objetivo de mapear o cenário do processo de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais no município de Alfenas/MG, este estudo analisou os dados estatísticos disponibilizados pelo Censo Escolar/MEC/INEP dos anos de 2007 e 2010, em relação ao número de matriculas, dependência administrativa e zona de localização das escolas, matrículas por modalidades de ensino e por fim, matriculas por descrição de necessidades especiais. Dentre as análises evidenciou-se, que ainda é a modalidade da educação especial que apresenta o maior número de matrículas de alunos tanto no ano de 2007 (374 alunos; 72,6%) como no ano de 2010 (415 alunos; 64,8%). Considera-se que para revermos o crescente número de alunos sem deficiências que são encaminhados atualmente aos serviços especiais é urgente a revisão das próprias categorizações lançadas, pois além de suas imprecisões, o processo de “auto-declaração” aponta a fragilidade dos diagnósticos realizados, assim como camufla a inoperância dos processo de ensino-aprendizagem das escolas, acarretando o distanciamento entre as inúmeras intenções políticas e as realidades vividas nas escolas no que se refere ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

Downloads

Publicado

01/01/2012