OFICINA DE CRIATIVIDADE
PSICOLOGIA E COGNIÇÃO INVENTIVA NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Cognição Inventiva, Oficina de Criatividade, educaçãoResumo
Esta pesquisa foca-se em uma investigação teórica das Oficinas de Criatividade com recursos para aprendizagens significativas no contexto escolar. Para isso foi feito um estudo do conceito de criatividade na Psicologia, um levantamento de artigos publicados nas plataformas Scielo, Lilács e Bireme nos últimos cinco anos sobre o desenvolvimento de oficinas nas escolas; além de uma definição de Oficinas de Criatividade ligada à experimentação e a invenção, como estratégia de proporcionar um plano de aprendizagens para escolares. A Psicologia como as outras áreas do conhecimento, lança mão de instrumentos para desenvolver seus processos, sejam de geração/ampliação dos conhecimentos, sejam de transferência desses conhecimentos para sociedade. Para a Psicologia vinculada à Cognição Inventiva, essa transferência de conhecimento necessita de uma abordagem diferenciada daquela que é comumente adotada no meio técnico-científico. Neste processo, a aprendizagem não segue os procedimentos sob a ótica da psicologia clássica que desconsidera a invenção como uma capacidade cognitiva, e explora aspectos da criatividade no ambiente escolar. A Oficina de Criatividade tem sido utilizada como instrumento no processo de aprendizagem vinculado a uma Cognição Inventiva, como espaço para experimentações e criações, aliada a problematizações das possibilidades de encontro com os conteúdos educacionais.