OFICINA DE CRIATIVIDADE

PSICOLOGIA E COGNIÇÃO INVENTIVA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Melissa Fantuzzi GOMES Faculdade Jaguariúna
  • Juliana Soares BOM-TEMPO Universidade Estadual de Campinas
  • José Otacílio DE SOUZA Faculdade Jaguariúna
  • Luís Filipe de SOUZA Faculdade Jaguariúna

Palavras-chave:

Cognição Inventiva, Oficina de Criatividade, educação

Resumo

Esta pesquisa foca-se em uma investigação teórica das Oficinas de Criatividade com recursos para aprendizagens significativas no contexto escolar. Para isso foi feito um estudo do conceito de criatividade na Psicologia, um levantamento de artigos publicados nas plataformas Scielo, Lilács e Bireme nos últimos cinco anos sobre o desenvolvimento de oficinas nas escolas; além de uma definição de Oficinas de Criatividade ligada à experimentação e a invenção, como estratégia de proporcionar um plano de aprendizagens para escolares. A Psicologia como as outras áreas do conhecimento, lança mão de instrumentos para desenvolver seus processos, sejam de geração/ampliação dos conhecimentos, sejam de transferência desses conhecimentos para sociedade. Para a Psicologia vinculada à Cognição Inventiva, essa transferência de conhecimento necessita de uma abordagem diferenciada daquela que é comumente adotada no meio técnico-científico. Neste processo, a aprendizagem não segue os procedimentos sob a ótica da psicologia clássica que desconsidera a invenção como uma capacidade cognitiva, e explora aspectos da criatividade no ambiente escolar. A Oficina de Criatividade tem sido utilizada como instrumento no processo de aprendizagem vinculado a uma Cognição Inventiva, como espaço para experimentações e criações, aliada a problematizações das possibilidades de encontro com os conteúdos educacionais.

Biografia do Autor

Melissa Fantuzzi GOMES, Faculdade Jaguariúna

Graduada em Psicologia pela Faculdade Jaguariúna em 2012. Atualmente trabalha na área de Psicologia Clínica na Clínica de Reabilitação Moroni no município Santo Antônio de Posse/SP. Endereço: Rua Carlos Gastaldo nº168, Jardim Gastaldo CEP: 13820-000 – Jaguariúna/SP/BR. Fones: (19) 3867 16-02. (19) 99227-6413.

Juliana Soares BOM-TEMPO, Universidade Estadual de Campinas

Juliana Soares Bom-Tempo foi orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso OFICINA DE CRIATIVIDADE: PSICOLOGIA E COGNIÇÃO INVENTIVA NA EDUCAÇÃO como professora do Curso de Psicologia da Faculdade Jaguariúna. Encontra-se no último ano de doutoramento pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/SP/BR. Atualmente realiza estágio de doutorado sanduíche na Université Paris X – Nanterre sob supervisão da professora Dr.ª Anne Sauvagnargues com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Endereço: Rua Tapajós, 1021, Saraiva, CEP. 38 408-414. Uberlândia/MG/BR. (34) 3214 2373.

José Otacílio DE SOUZA, Faculdade Jaguariúna

Graduado em Psicologia pela Faculdade Jaguariúna em 2012. Endereço: Rua Quaresmeiras nº54, Jardim flamboyant CEP: 13825-000– Holambra/SP/BR. Fones: (19) 3802-24-60 (19) 991938566.

Luís Filipe de SOUZA, Faculdade Jaguariúna

Graduado em Psicologia pela Faculdade Jaguariúna em 2014. Endereço: Rua Nelson Henrique da Silva nº148, Parque Rodrigues CEP: 13903-235 – Amparo, SP – Brasil. Fones: (19) 3808 56-72. Celular: (19) 982737902.

Downloads

Publicado

01/04/2014