ESQUIZOFRENIA DE INÍCIO MUITO PRECOCE

A CRIANÇA, COMPORTAMENTOS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGEM

Autores

  • Irene Alves CORREA Faculdade Associada Brasil

Palavras-chave:

Esquizofrenia infantil, Dificuldade de aprendizagem, Doença mental

Resumo

O presente trabalho busca identificar se há de fato a esquizofrenia na infância e quais as implicações desta doença no universo infantil, bem como, evidenciar qual é o papel da escola nesse quadro. Utilizou-se como metodologia a busca de artigos com descritores específicos, dando foco e atualidade as informações, além de bibliografia complementar. Evidenciou-se com esta pesquisa que há pouca bibliografia tratando de esquizofrenia de início muito precoce, mas houve a validação das hipóteses em relação à confirmação da doença na infância, e ainda, suas implicações na família e escola. A criança com esquizofrenia desencadeia uma gama de dificuldades sociais e cognitivas que logo são percebidas, principalmente no ambiente escolar, tornando assim a escola um importante identificador de sintomas. De acordo com o estudo identificou-se os profissionais e os tipos de acompanhamentos que a criança poderia receber.

Biografia do Autor

Irene Alves CORREA, Faculdade Associada Brasil

Graduação: Pedagogia. TCC: Filosofia para Crianças: Metodologias e
abordagens que estão sendo utilizadas no Brasil.
Pós-graduação: Neuropsicopedagogia.TCC: Psicopatia: o desenvolvimento do
transtorno de personalidade antissocial na infância.
Pós-graduação: Dificuldades de Aprendizagem. Artigo: Esquizofrenia de início
muito precoce: a criança, comportamentos, sentimentos e aprendizagem.
Atuei como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I desde 2011,
hoje atuo como vice-diretora de uma escola de ambos os segmentos.
Estou cursando a pós-graduação “Metodologias ativas e intermeios no Ensino
Superior” do Centro Universitário de Jaguariúna, onde já comecei meu artigo
intitulado “Team-Based Learning: uma análise metodológica”.
Tenho interesse em guiar meus estudos para um mestrado e lecionar como
docente do ensino superior na graduação de Pedagogia e área da Educação.
Minha pretensão ao submeter este artigo para publicação é de que possa
compartilhar o tema, o qual considero relevante dentro da área de educação
segundo minha experiência profissional e ainda dar início a uma sequência de
publicações de minhas produções.

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Publicado

01/07/2019