CONEXÕES E CRIAÇÕES – EXPRESSÃO VISUAL NA PEDAGOGIA DE PROJETOS

Autores

  • Ulrike Beate RAPP Centro Universitário de Jaguariúna

Palavras-chave:

Projetos pedagógicos, expressão visual, cultura

Resumo

Na pedagogia de projetos a aprendizagem é impulsionada pela curiosidade dos educandos, o diálogo e a experiência, visando torná-la significativa para formar sujeitos autônomos, críticos e criativos. A dimensão da experiência é intrinsecamente relacionada com a da expressão, que colabora com a construção de significado, a comunicabilidade e socialização do experienciado, a elaboração do saber da experiência e assim com a essência da formação humana. Numa época em que imagens são transmitidas com crescente facilidade e rapidez e a comunicação visual ganha importância, o trabalho investiga como colocar um foco maior no desenvolvimento da expressão visual no processo educativo e tenciona convergências com a pedagogia de projetos. Para isso, o estudo bibliográfico apoia-se nas práticas da abordagem pedagógica das pré-escolas da cidade italiana Reggio Emília, buscando a compreensão destas na teoria sobre processos criativos discutido por Lev Vigotsky e aponta a possibilidade de potencializar a pedagogia de projetos com a criação de uma cultura visual inovadora.

Downloads

Publicado

01/07/2019