APROPRIAÇÃO DO CERRADO POR UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Gabriela Couto Barbosa Universidade Estadual de Campinas
  • Cláudia Valéria de Lima Universidade Federal de Goiás
  • André Munhoz de Argollo Ferrão Universidade Estadual de Campinas
  • João Vitor Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

unidade de conservação, Cerrado, educação ambiental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a presença de unidades de conservação em Goiás e no Distrito Federal como ferramenta para atividades no âmbito da educação ambiental no Cerrado, com ênfase nas unidades de conservação do tipo parque nacional. Sabe-se que a apropriação do Cerrado acontece há tempos e por diferentes atores. Parte significante dessa apropriação é realizada por atores que degradam o ambiente do Cerrado, como a agropecuária. Este trabalho visa analisar a prática da educação ambiental em unidades de conservação e a importância para a conservação do Cerrado. Foi realizada uma fundamentação teórica acerca do conceito de Cerrado e suas características, assim como uma discussão sobre unidades de conservação e educação ambiental. Além disso, há uma breve análise histórica, social e física das características das unidades de conservação selecionadas e do Cerrado.

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Publicado

01/01/2020