A LIBRAS COMO DISCIPLINA CURRICULAR, PROMOVENDO A INCLUSÃO ENTRE A SURDOS E OUVINTES

Authors

  • Rosângela de Sousa MENCATO Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Keywords:

Libras, Ensino, Acessibilidade

Abstract

A Base Nacional Comum Curricular- BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem de acordo com o que define o Plano Nacional de Educação (PNE) regulamentado pela Lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014, com vigência de 10 anos. Ao decorrer das formações pedagógicas sobre a BNCC, que participamos, percebemos que a última versão documento, não visa promover a acessibilidade comunicacional para Surdos, pois excluiu a proposta curricular para o ensino bilíngue, quando não contemplou a Libras como componente curricular obrigatório. Sendo assim, em 2019, transformamos a Libras como disciplina, para os alunos do 4º ano da Escola Municipal Menino Jesus- PB. Elaborando uma proposta, onde os alunos Surdos também pudessem se fazer presente, pois o principal objetivo era proporcionar a acessibilidade comunicacional na escola através do ensino da Libras como L1 para os Surdos e como L2 para os ouvintes. Durante o ano além do conteúdo ensinado, os alunos participaram de eventos que firmaram na comunidade escolar a importância do ensino da Libras, como: semana da leitura, onde trabalhamos com a literatura Surda: Mamadu, o herói Surdo de Marta Morgado; Cantata natalina com um coral em Libras, entre outros. Garantindo assim, os direitos de uma “educação para todos” como propõe a constituição federal de 1988, mas que, inexplicavelmente foi excluída da BNCC.

Published

2020-10-01