The first year at medical education

experience report during the covid-19 pandemic

Authors

  • Karina Kelly Fiaux do NASCIMENTO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Marcela Cris ARAUJO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ana Flávia Ramos Pires ANACLETO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniela Cotrim FAGUNDES Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Felipe Vinícius Custódio CAPUCHINHO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Magnania Cristiane Pereira COSTA Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniela Barreto de MORAES Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.21116/ri.v73i1.875

Keywords:

Primary Health Care, Medical Education, Health and Family Strategy

Abstract

The 2014 Brazilian National Curriculum Guidelines for medical schools provide that the student develops social responsibility and care capacity based on the systemic integrality of the individual. The Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri in Diamantina/MG, through the Service- Learning-Community Integration Practices (PIESC) module allows students to go beyond a biological medicine, providing critical reflections on the social determinants of health and their importance in the illness process. However, the COVID-19 pandemic has raised the need to reinvent the way in which practices are applied and, therefore, it is relevant to describe the experiences in primary health care of a group of students during the first year of medical education at this very specific moment. The methodology used to point out the challenges and potentialities of this first contact with Primary Care was the Focus Group. Thus, the experience of contact in Primary Care, already in the first period of medical education, provided students with unique and satisfying learning opportunities even though vulnerabilities due to COVID-19 pandemic

Author Biographies

Karina Kelly Fiaux do NASCIMENTO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Discente da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal dos
Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina/MG. Possui
graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG). Realizou intercâmbio durante a graduação de Biológicas na França na
Université d'Orléans no período de Março de 2014 a Junho de 2015 pelo
programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal sendo a instituição de
fomento, de sua bolsa no exterior, a CAPES . Além disso, possui curso técnico
de Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas
Gerais (CEFET-MG).

Marcela Cris ARAUJO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
e Mucuri (UFVJM), Campus Jk, Diamantina. Diretora Local do Comitê
Permanente em Saúde Pública da Federação Internacional de Associações de
Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil, UFVJM JK). Integrante do Projeto de Extensão MULIER nas escolas: saúde, proteção e empoderamento feminino, vinculado à Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). Técnica em Eletrotécnica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Florestal.

Ana Flávia Ramos Pires ANACLETO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
e Mucuri (UFVJM) - Campus JK, em Diamantina/MG. Integrante do Projeto de
Extensão Promoção da Saúde: uma alternativa para construção da equidade,
vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). Ligante pela Liga
Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFaC), da Faculdade de
Medicina de Diamantina (FAMED) - UFVJM. Diretora de Publicação, Pesquisa e
Extensão do Comitê Local da Federação Internacional de Associações de
Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil, UFVJM JK)

Daniela Cotrim FAGUNDES, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e
Mucuri - UFVJM, campus Diamantina. Atualmente é Diretora de Tesouraria da
Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM), ligante da Liga
Acadêmica de Gastroenterologia (GASTROLIGA) e membro do projeto de
ensino "Roda Viva da FAMED". Tem curso técnico em Agroindústria pelo
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFBAIANO, Campus
Guanambi.

Felipe Vinícius Custódio CAPUCHINHO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduando em Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
e Mucuri (UFVJM), campus JK, Diamantina-MG. Está vice-diretor da Liga
Acadêmica de Cardiologia (LaCardio) e diretor do Projeto de Ensino "Fisiologia
Médica UFVJM". É integrante do Projeto de Ensino "Dissecarte" e faz pesquisa
no campo da cardiologia morfofuncional e imunológica. Tem experiência na área
de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica.

Magnania Cristiane Pereira COSTA, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em saúde coletiva na área de epidemiologia pela Faculdade de Ciências
Médicas da Universidade Estadual de Campinas/SP (UNICAMP) e mestre em
Ciências Biomédicas pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Biomédicas
da Fundação Hermínio Ometto (FHO). Especialista em Prevenção e Controle
das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, em Docência do Ensino
Superior e em Preceptoria no Sistema Único de Saúde. Formada em
enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora Adjunta da
Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do
Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina/M

Daniela Barreto de MORAES, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em medicina pela Universidade Severino Sombra em Vassouras/ RJ.
Mestre pelo programa Saúde, Sociedade e Ambiente da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Possui especialização em Saúde
Pública para Educação pela Faculdade Federal de Odontologia de Minas Gerais
(FAFEOD), Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG) e Geriatria e Gerontologia pela Faculdades Unidas do Norte de Minas
(FUNORTE), especialização em Preceptoria em residência médica pelo Hospital
Sírio Libanês. Atualmente docente do curso de medicina da Universidade
Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além de plantonista da Unidade
de Terapia Intensiva da Santa Casa de Caridade de Diamantina e Tutora do
Programa Mais Médicos para o Brasil. Possui experiência em clínica geral,
terapia intensiva e saúde coletiva.

Published

2024-04-01