O PRIMEIRO ANO DO CURSO DE MEDICINA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores/as

  • Karina Kelly Fiaux do NASCIMENTO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Marcela Cris ARAUJO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ana Flávia Ramos Pires ANACLETO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniela Cotrim FAGUNDES Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Felipe Vinícius Custódio CAPUCHINHO Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Magnania Cristiane Pereira COSTA Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Daniela Barreto de MORAES Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.21116/ri.v73i1.875

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Educação médica, Estratégia de saúde da família

Resumen

As Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014 para o curso de medicina preveem que o estudante desenvolva responsabilidade social e capacidade de cuidado com base na integralidade do indivíduo. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina/MG, por meio do módulo Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) permite que os discentes vivenciem experiências que extrapolem uma medicina biologicista proporcionando reflexões críticas acerca dos determinantes sociais em saúde e sua importância no processo de adoecimento. Contudo, a pandemia da COVID-19 suscitou a necessidade de reinvenção da forma como aplicar as práticas e, por isso, é relevante descrever as experiências na atenção básica de um grupo de estudantes durante o primeiro ano do curso de medicina nesse momento tão específico. A metodologia utilizada para pontuar os desafios e as potencialidades desse primeiro contato com a Atenção Básica foi o Grupo Focal. Assim, foi possível perceber que, mesmo diante das vulnerabilidades ocasionadas em função da pandemia da COVID-19, a experiência do contato com a Atenção Básica, já no primeiro período do curso, proporcionou aos estudantes oportunidades únicas e satisfatórias de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Karina Kelly Fiaux do NASCIMENTO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Discente da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal dos
Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina/MG. Possui
graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG). Realizou intercâmbio durante a graduação de Biológicas na França na
Université d'Orléans no período de Março de 2014 a Junho de 2015 pelo
programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal sendo a instituição de
fomento, de sua bolsa no exterior, a CAPES . Além disso, possui curso técnico
de Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas
Gerais (CEFET-MG).

Marcela Cris ARAUJO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
e Mucuri (UFVJM), Campus Jk, Diamantina. Diretora Local do Comitê
Permanente em Saúde Pública da Federação Internacional de Associações de
Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil, UFVJM JK). Integrante do Projeto de Extensão MULIER nas escolas: saúde, proteção e empoderamento feminino, vinculado à Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). Técnica em Eletrotécnica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Florestal.

Ana Flávia Ramos Pires ANACLETO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
e Mucuri (UFVJM) - Campus JK, em Diamantina/MG. Integrante do Projeto de
Extensão Promoção da Saúde: uma alternativa para construção da equidade,
vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). Ligante pela Liga
Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFaC), da Faculdade de
Medicina de Diamantina (FAMED) - UFVJM. Diretora de Publicação, Pesquisa e
Extensão do Comitê Local da Federação Internacional de Associações de
Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil, UFVJM JK)

Daniela Cotrim FAGUNDES, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica de Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e
Mucuri - UFVJM, campus Diamantina. Atualmente é Diretora de Tesouraria da
Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM), ligante da Liga
Acadêmica de Gastroenterologia (GASTROLIGA) e membro do projeto de
ensino "Roda Viva da FAMED". Tem curso técnico em Agroindústria pelo
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFBAIANO, Campus
Guanambi.

Felipe Vinícius Custódio CAPUCHINHO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduando em Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha
e Mucuri (UFVJM), campus JK, Diamantina-MG. Está vice-diretor da Liga
Acadêmica de Cardiologia (LaCardio) e diretor do Projeto de Ensino "Fisiologia
Médica UFVJM". É integrante do Projeto de Ensino "Dissecarte" e faz pesquisa
no campo da cardiologia morfofuncional e imunológica. Tem experiência na área
de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Patologia Clínica.

Magnania Cristiane Pereira COSTA, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em saúde coletiva na área de epidemiologia pela Faculdade de Ciências
Médicas da Universidade Estadual de Campinas/SP (UNICAMP) e mestre em
Ciências Biomédicas pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Biomédicas
da Fundação Hermínio Ometto (FHO). Especialista em Prevenção e Controle
das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, em Docência do Ensino
Superior e em Preceptoria no Sistema Único de Saúde. Formada em
enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora Adjunta da
Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do
Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina/M

Daniela Barreto de MORAES, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em medicina pela Universidade Severino Sombra em Vassouras/ RJ.
Mestre pelo programa Saúde, Sociedade e Ambiente da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Possui especialização em Saúde
Pública para Educação pela Faculdade Federal de Odontologia de Minas Gerais
(FAFEOD), Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG) e Geriatria e Gerontologia pela Faculdades Unidas do Norte de Minas
(FUNORTE), especialização em Preceptoria em residência médica pelo Hospital
Sírio Libanês. Atualmente docente do curso de medicina da Universidade
Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além de plantonista da Unidade
de Terapia Intensiva da Santa Casa de Caridade de Diamantina e Tutora do
Programa Mais Médicos para o Brasil. Possui experiência em clínica geral,
terapia intensiva e saúde coletiva.

Publicado

2024-04-01