ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS SURDOS EM ESCOLA INCLUSIVA COM PROJETO BILÍNGUE

Autores/as

  • Anne Caroline Santana IRIARTE Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Vanessa Regina de Oliveira MARTINS Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palabras clave:

Educação de surdos, Educação Bilíngue, Interação social, Educação inclusiva, Empoderamento Surdo

Resumen

Este trabalho objetiva apresentar reflexões sobre a qualidade das interações entre alunos surdos e a comunidade escolar, em especial, com o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), em contexto de ensino, na educação básica. A investigação foi realizada em uma escola-polo inclusiva bilíngue de surdos no interior do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva com observação em campo, deste modo, os dados foram coletados por meio da observação em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, com registro em diário de campo, e de entrevista semiestruturada com o intérprete educacional. A pesquisa contou com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFSCar. Como resultados, observou-se que a escola-polo proporciona um espaço importante de circulação da Libras e, com isso, favorece o empoderamento dos alunos surdos diante de reivindicações linguísticoculturais. Todavia, a interação maior dos estudantes se dá entre seus pares surdos e com o intérprete educacional. A interação entre surdos e ouvintes ocorre, mas de modo ainda limitado. Sugere-se propostas de ensino da Libras para os estudantes ouvintes de modo a intensificar a qualidade do discurso e interação nesta língua.

Publicado

2019-07-01