EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO NAS AULAS PRÁTICAS DE ANATOMIA

Autores/as

  • Juliana Silva TAMIÃO Centro Universitário de Jaguariúna – UNIFAJ
  • Ilza Santos Ribeiro AMORIM Centro Universitário de Jaguariúna – UNIFAJ
  • Celene Aparecida Ferrari AUDI Centro Universitário de Jaguariúna – UNIFAJ
  • Érica Passos BACIUK Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ

Palabras clave:

Anatomia Humana, Metodologia Ativa de Ensino, Instrução por computador.

Resumen

Os métodos pedagógicos empregados na prática do ensino da Anatomia reduzem o processo de aprendizagem à simples memorização da Nomina Anatômica. A educação contemporânea requer novas ferramentas para o aprendizado significativo, deste modo é necessário a quebra de paradigma. Neste sentido, as metodologias ativas tem ganhado espaço nas instituições de ensino. Objetivo: Relatar a experiência a partir de um método ativo de ensino para o estudo prático de anatomia. Esta metodologia foi adotada aos alunos do primeiro semestre dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da UNIFAJ. Foram utilizadas situações-problema para serem resolvidas em equipes. Cada equipe recebeu o conteúdo do caso a ser trabalhado, questões e nomes de estruturas anatômicas. Após as buscas ativas os estudantes apresentavam as respostas e discutiam os resultados com a mediação do professor. Ao longo do semestre os estudantes demonstraram motivação na aprendizagem, maior índice de presença em aulas, além do desenvolvimento do espírito de equipe. Em conclusão, a metodologia desenvolvida nas aulas práticas de Anatomia promoveu resultados positivos em relação a construção do conhecimento, maior envolvimento dos alunos com a disciplina e ainda oportunizou a aprendizagem significativa contextualizada com a prática profissional.

Biografía del autor/a

Juliana Silva TAMIÃO, Centro Universitário de Jaguariúna – UNIFAJ

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (1998),
Mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade de Campinas (UNICAMP),
especialização em Prótese Dentária pelo Hospital de Anomalias Craniofaciais da USP
(2000) e em Implantodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2016). É
professor assistente da Faculdade de Jaguariúna nos cursos de Farmácia, Fisioterapia,
Enfermagem e Educação Física desde 2007. Tem experiência na área de Anatomia e
Fisiologia Humana.

Ilza Santos Ribeiro AMORIM, Centro Universitário de Jaguariúna – UNIFAJ

Possui especialização em docência no ensino superior com ênfase em metodologias
ativas (2017); Aperfeiçoamento em processos educacionais na saúde com ênfase na
preceptoria de programas de residência em saúde (2017); especialização em
Microbiologia pela Faculdade Oswaldo Cruz. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Ibirapuera (UNIB) (1995). Supervisora dos laboratórios de ensino superior
com atividades relacionadas a Ciências Agrarias, Ciências da Saúde e Engenharias

Celene Aparecida Ferrari AUDI, Centro Universitário de Jaguariúna – UNIFAJ

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(1980), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2002),
Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Pós
doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Departamento de Saúde
Coletiva.

Érica Passos BACIUK, Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(1992), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000)
e doutorado em Tocoginecologia - Ciências Médicas pela Universidade Estadual de
Campinas (2005). Atualmente é professor titular - Centro Universitário das Faculdades
Associadas de Ensino - FAE; docente permanente do Mestrado Acadêmico (ainda em
fase de credenciamento) em Saúde e Humanidades nesta mesma Instituição. É
coordenadora e docente do curso de graduação em fisioterapia no Centro Universitário
de Jaguariúna - UniFAJ. Tem experiência na área de Fisioterapia e Educação física,
atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, políticas públicas de
promoção de saúde, saúde coletiva, práticas integrativas complementares (Osteopatia),
trabalho, mobilidade e acessibilidade, geriatria, gravidez, reabilitação cardíaca e
neurologia adulto.

Publicado

2020-01-01