PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE MÚSICA ESCOLAR VOLTADO PARA TURMAS MISTAS

Autores/as

  • Gilmar Araújo Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Haryany Lima Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Simone Marques Braga Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

inclusão, música, surdez, pesquisa

Resumen

O presente artigo tem como objetivos fomentar a discussão acerca do ensino de música escolar, realizado em turmas mistas (compostas por estudantes surdos e ouvintes) e apresentar duas pesquisas que contemplem essa temática. A partir da revisão bibliográfica de autores que versam sobre música e surdez, inclusão e políticas educacionais (LOURENÇO, 2012; BRITO e KELMAN, 2016; SÁ, 2008; KUNTZE, 2014), as pesquisas apresentadas buscam alcançar resultados que possam contribuir tanto para a formação inicial e continuada de professores de música, como também favorecer a efetivação de um ensino de música escolar que considere a diversidade existentes na sala de aula, seja ela de caráter de gênero, raça, valores, religião, processos de aprendizagem, estruturas familiares, entre outros.

Publicado

2020-01-01