ESTRATÉGIAS PARA APRENDIZAGEM DAS EXPRESSÕES FACIAIS DE LIBRAS EM UM CANAL NO YOU TUBE

Autores/as

  • Cleudinea Paurá SILVEIRA Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Expressões faciais, estratégias, You Tube

Resumen

A plataforma You Tube tem sido utilizada amplamente como ferramenta de postagens de vídeos de conteúdos que apontam estratégias a serem utilizadas pelos aprendizes virtuais que buscam a aquisição de Libras como L2. Oxford (1990) descreve que estratégias são os passos ou ações escolhidas pelos aprendizes para o desenvolvimento da língua, facilitando o uso. Para Brown (2000), são métodos de abordagem sobre um problema ou uma tarefa, representando os modos de operar para assim atingir o objetivo específico. Os autores de vídeo postam no You Tube vídeo aulas apresentando estratégias inovadoras para compreensão dos aspectos que envolvem a aprendizagem de Libras. Mas é pertinente questionar em que abordagem se apoiam as estratégias apresentadas nos vídeos como propostas inovadoras para a aprendizagem de Libras? Para verificar essa indagação, a pesquisa tem o objetivo de identificar quais as abordagens teóricas estão implícitas nas estratégias descritas em vídeos voltados para a aprendizagem de Libras. Para isso, escolhemos pesquisar sobre as expressões faciais, pois existem pouquíssimos vídeos que apresentam estratégias de ensino para esse parâmetro; assim fizemos uma busca no You Tube com a frase “ técnica expressões faciais em Libras” e assim escolhemos o canal Universidade da Libras, pois neste canal existe uma playlist com quatro vídeos descrevendo a sequência das estratégias para desenvolver as expressões faciais. Depois das análises, constatou-se que as estratégias são baseadas em atividades que focam no aprender por imitação e repetir treinando expressões (abordagem behaviorista) e receber inputs visuais de expressões dos falantes nativos surdos (abordagem de Kraschen).

Publicado

2020-10-01