A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA UTILIZANDO AS ABORDAGENS DAS NOVAS TENDÊNCIAS

Autores/as

  • Renan Ferreira AZEVEDO Centro Universitário Max Planck
  • Walleson Aylton COSTA Centro Universitário Max Planck
  • Alysson Pagotto Mendes da CRUZ Centro Universitário Max Planck
  • Johni Ragaham OLIVEIRA Centro Universitário Max Planck
  • Luiz Guilherme BERGAMO Centro Universitário Max Planck

Palabras clave:

Ação pedagógica, novas tendências, educação física

Resumen

O objetivo desse artigo é destacar a grande importância da ação do professor mediante aos conteúdos da educação física e comparar com as aulas de outras épocas (mostrando as diferenças entre as Novas Tendências X Método Tradicional), fazendo um resgate histórico do que mudou e o que ainda pode mudar, para melhor. Pesquisamos através de pesquisa bibliográficas, por meio de livros, documentos, artigos científicos e plataformas virtuais (Google Acadêmico, Scielo, etc). Buscamos mostrar caminhos para que os docentes se estruturem e possam alcançar o objetivo de desenvolver os alunos, ou seja, dar direcionamentos para que resultados positivos sejam alcançados no campo do desenvolvimento. Com base nas novas tendências, percebemos um avanço considerável e um novo olhar para a disciplina de educação física, pode mostrar (hoje mais que antes) que temos conceitos históricos, conteúdos lógicos e uma estrutura para ser passada aos alunos. Ou seja, temos a cultura corporal do movimento como principal meio da educação física, mas que pode ser mostrada de diversas formas e com a maior diversidade possível. Dessa forma, vimos que quando focados no desenvolvimento dos alunos, e sabendo diversificar, organizar e adequar os conteúdos, o professor e a educação física têm um grande poder em mãos, para interferir de maneira positiva na vida de seus alunos, seja na parte motora, cognitiva, afetiva ou social. É preciso então: ter rumos, direções, metas e objetivos; conhecer e compreender seus alunos e a escola; assimilar e mostrar que o ensino e o desenvolvimento dependem dos professores e alunos. É aprender a conhecer (conceitual), ser (atitudinal) e fazer (procedimental).

Publicado

2021-01-01