PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

CASO DO PÊNDULO SIMPLES

Autores/as

  • Antônio Vanderlei SANTOS Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai
  • Miriam Ferrazza HECK Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai
  • João Carlos KRAUSE Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai
  • Rozelaine Fátima FRANZIN Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai
  • Cênio Back WEYH Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Laboratório de Física, Equações Diferenciais, Aprendizagem Significativa, Sequência Didática

Resumen

Apresenta-se neste artigo, um estudo interdisciplinar de ensino de Física e Matemática, utilizando os conceitos de equação diferencial sobre o pêndulo simples, por meio de uma proposta de sequência didática. Cabe enfatizar que, não basta demonstrar as equações de regem um fenômeno físico para que a aprendizagem seja considerada significativa, mas também faz-se necessário associar um fenômeno experimental. Neste sentido, parte-se do pressuposto de que os acadêmicos dos cursos que envolvam esses conceitos se encontram imersos na fase do estágio formal operacional, visto que, conseguem ir além das experiências concretas e por isso pode-se observar o início da formalização do pensamento abstrato. Nesse sentido, acredita-se que a proposição de práticas e estudos em laboratórios possuem potencial significativo para o desenvolvimento de conceitos, de forma a contribuir com a modelagem do sistema, assim como, ampliar a possibilidade de compreensão do fenômeno estudado de forma interdisciplinar.

Publicado

2021-01-01