TELEAULAS NA PANDEMIA

VAZIOS E PRESENÇAS DA/NA UBIQUIDADE DIGITAL

Autores/as

  • Luis Felipe Catusso VALLE Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Eliane Righi de ANDRADE Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palabras clave:

ciberespaço, teleaulas, modos de subjetivação

Resumen

Com a intensificação do uso das plataformas digital-virtuais nos processos de ensino-aprendizagem graças às imposições trazidas pelo contexto da pandemia global do COVID-19, o ciberespaço passa, cada vez mais, de meio de informações para dispositivo na interação social e nos modos de subjetivação de seus usuários, trazendo desdobramentos que repercutem dentro e fora da sociedade reticular. Tomando como referência experiências pessoais a partir do ensino da geografia e de ciências sociais para turmas de ensino médio e ensino superior, relacionando-as a autores e autoras que tratam de conceitos e temas abordados, este artigo traz reflexões e questionamentos sobre as formas como as representações, simulações e simulacros mediam, alteram e possibilitam a (des/re)territorialização de elementos reais, virtuais e digitais na ubiquidade das estruturas em rede.

Biografía del autor/a

Luis Felipe Catusso VALLE, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Luis Felipe Catusso Valle é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Comunicação e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; graduado em Geografia pela UNICAMP, especializado em Docência no Ensino Superior, professor do Centro Universitário de Jaguariúna-SP.

Publicado

2021-07-01