ATUAÇÃO DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Arilson Silva da SILVA Universidade do Estado do Pará
  • Anderson Ercílio dos Reis FRANCO Universidade Federal do Pará
  • Ana Cristina da Silva SANTOS Universidade Federal do Pará
  • Dehmy Jeanny Pedrosa de BARROS Universidade do Estado do Pará

Palabras clave:

Formação de professores, Inclusão Escolar, Alunos Especiais

Resumen

O presente estudo levanta a discussão a respeito da importância da formação e atuação de professores numa perspectiva inclusiva, buscando informações em relação ao processo de inclusão escolar, uma vez que no ambiente educacional encontram-se indivíduos com diferentes concepções que podem interferir neste processo. A pesquisa foi realizada com 10 professores da escola municipal Oscarina Santos, localizada na cidade de Salvaterra arquipélago de Marajó, PA. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário (contendo perguntas abertas e fechadas). Após a coleta, realizou-se a analise para obtenção dos resultados e discussão com autores da área. A partir dos resultados, constatou-se que 50% dos entrevistados apresentam dificuldades para trabalhar com alunos especiais, pelo fato de não possuírem na graduação disciplinas o suficiente para dar subsídio para essa clientela e também pela ausência de cursos de capacitação na área, daí a importância do professor está sempre procurando meios que os possibilitem atuar de forma inclusiva. Dessa forma, percebe-se que o docente possui papel fundamental no processo de inclusão escolar, uma vez que, este é responsável pelo aprendizado de todos os alunos, sem distinção.

Publicado

2021-07-01