TREINAMENTO RESISTIDO COM CARGAS AUTOSSELECIONADA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O EFEITO NA ADERÊNCIA E AFETIVIDADE

Autores/as

  • João Francisco BARBIERI Centro Universitário Max Planck (UNIEDUK)
  • Ricardo HAKIME Centro Universitário Max Planck (UNIEDUK)
  • Juliana TAMIÃO Centro Universitário Max Planck (UNIEDUK)
  • Vanessa ADDAGIO Centro Universitário Max Planck (UNIEDUK)
  • Arthur Fernandes GÁSPARI Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.21116/ri.v73i1.873

Palabras clave:

Aderência, Afetividade, Auto seleção da intensidade

Resumen

São evidentes os benefícios provenientes da prática regular de exercícios físicos. Ainda assim, são crescentes os níveis de morbidades acarretadas pelos baixos níveis de atividade física e alto nível de sedentarismo. Diversos fatores influenciam a aderência de praticantes a programas de exercícios físicos; um deles é a motivação causada por sessões de exercícios prazerosas, que se refletem em respostas afetivas positivas. A teoria do modelo hedônico nos diz que as atividades identificadas como prazerosas tendem a ser repetidas, diferentemente das atividades consideradas desprazerosas, que tendem a ser descartadas. Neste sentido, este trabalho revisa a literatura existente sobre a metodologia de prescrição de treino com cargas autosselecionadas para o treinamento resistido, uma metodologia que mostrou possuir respostas afetivas positivas maiores do que as geradas pelo treinamento convencional. Neste artigo são discutidas algumas implicações do uso da autosseleção das cargas para o treinamento resistido, como, por exemplo, o fato das cargas autosselecionadas estarem abaixo das recomendações mínimas para a melhoria da força e aumento da massa muscular, o que poderia contribuir para o desengajamento de programas de exercícios físicos pela falta de resultados frente ao treino.

Biografía del autor/a

João Francisco BARBIERI, Centro Universitário Max Planck (UNIEDUK)

Graduado e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de
Campinas, onde também cursa doutorado. Especialista em Educação Médica
com ênfase em metodologias ativas. Professor no grupo UNIEDUK, ministrando
Anatomia Humana em diversos cursos de saúde.

Ricardo HAKIME, Centro Universitário Max Planck (UNIEDUK)

Graduado, mestre e doutor pela Universidade Estadual Paulista, com
especialização em Educação Médica pela Unimax. Professor na Faculdade de
Jaguariúna - Unifaj e na Faculdade Max Planck de Indaiatuba - Unimax, com
pesquisa em enzimas, estresse oxidativo e metabolismo

Juliana TAMIÃO, Centro Universitário Max Planck (UNIEDUK)

Odontologista com graduação, mestrado em Clínica Odontológica e
especializações em Prótese Dentária e Implantodontia. Atualmente, professor na
Faculdade de Jaguariúna e Indaiatuba (UNIEDUK), com experiência em
Anatomia e Fisiologia Humana.

Vanessa ADDAGIO, Centro Universitário Max Planck (UNIEDUK)

Fisioterapeuta formada pela PUC-Campinas, com especializações em educação
médica e fisioterapia geral, além de experiência em fisioterapia intensiva.
Atualmente, é coordenadora de fisioterapia em hospital, gestora e docente em
cursos de saúde no grupo Unieduk, incluindo Medicina e Fisioterapia.

Arthur Fernandes GÁSPARI, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação Física pela UNICAMP, com estágio na University of
Queensland, Austrália, e formação em Educação Física também pela UNICAMP.
Participou do programa IYLE na Dinamarca. Experiência em Fisiologia do
Exercício, Treinamento Esportivo e Tecnologia no Esporte. Atuou como
professor, pesquisador na área biomédica e esportiva, e consultor científico para
RHODIA e Sidia Institute. Atualmente, é Coordenador de Alto Desempenho na
seleção Brasileira de Escalada Esportiva e fisiologista, integrando laboratórios
de Fisiologia do Exercício e Eletromiografia na UNICAMP.

Publicado

2024-04-01