RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA

UMA PROPOSTA DE PARCERIA

Autores/as

  • Luciana Maria Caetano Instituto de Psicologia / Universidade de São Paulo / USP

Palabras clave:

escola e família, reunião de pais, formação de professores

Resumen

Quando os professores relatam que o fato da “família não ir bem” influencia o desenvolvimento escolar dos alunos, estão certamente, imbuídos de razão. Porém, apenas diagnosticar as dificuldades dos pais, providenciará um maior afastamento da família, pois os professores é que são especialistas em educação. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola, implica em colocar-se no lugar do outro, e não apenas na troca de idéias ou favores, como aquela colaboração tão conhecida do pai que envia à escola uma contribuição mensal, e a prenda para a festa junina. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições. Reforça-se então, a necessidade dos educadores dispensarem alguns momentos da sua formação, para refletirem e reconstruírem essa relação.

Biografía del autor/a

Luciana Maria Caetano, Instituto de Psicologia / Universidade de São Paulo / USP

Luciana Maria Caetano é mestranda na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela USP, pós-graduada em Psicopedagogia, e graduada em TecnologiaTêxtil e Pedagogia.
Professora universitária, ministra a disciplina Teoria e Prática da Alfabetização, para o curso de Pedagogia, e a disciplina Psicologia da Educação, para o curso de Letras, na faculdade de Americana. Realiza trabalhos direcionados à formação de professores, ministrando cursos, oficinas e palestras a respeito de temas como: a relação família e escola e o desenvolvimento psicológico da moralidade infantil e também trabalha com assessorias pedagógica de instituições que cuidam de Educação Infantil e Educação Fundamental. Endereço eletrônico

Publicado

2004-01-01