PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DO ALUNO INTELIGENTE E CRIATIVO

Autores

  • Marcelo Gulini CHIODI Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Eliana Santos de FARIAS Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Solange Múglia WECHSLER Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Talentos, Inteligência, Professores

Resumo

Objetivou-se avaliar a percepção de professores de escola pública e privada, sobre inteligência e criatividade. Contou-se com uma amostra de trinta e oito docentes (N=38; n=15 escola particular; n=23 escola pública) de ensino fundamental e médio da cidade de Campinas, SP. Elaborou-se um questionário próprio para este fim, que contava com 4 questões abertas, direcionadas para a compreensão dos professores, referente inteligência e criatividade e, sobre características de aluno inteligente e criativo. Com a análise do conteúdo foram possíveis encontrar nas respostas 5 categorias: pensar e raciocinar, fazer e transformar, memória, biológico, atitude e comportamento e, por fim, o uso da estatística descritiva. Os resultados apontaram que os professores compreendem os talentos avaliados como uma habilidade mais relacionada com o pensar e raciocinar, do que inteligência, ao passo que, o fazer e transformar estão mais associados com a criatividade. Com relação às características do aluno inteligente, os professores de escola pública apontaram com maior frequência, a habilidade de pensar, ao contrário dos professores de escola particular, que enfatizaram o fazer e transformar como característica mais acentuada. Ao que se referem às características do aluno criativo, ambos os professores de escola pública e particular, parecem acreditar, que ter atitudes e comportamentos diversificados, sejam marcantes no aluno criativo.

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Publicado

01/01/2012