A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NO IDEÁRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Eliana Nunes da Silva Faculdades UNOPEC/Sumaré

Palavras-chave:

pedagogia das competências, formação de professores, reformas educativas

Resumo

O objetivo deste artigo é ressaltar o debate em torno da temática “Pedagogia das Competências” no cenário educacional contemporâneo, o qual revela a ambigüidade vivida pelos educadores entre adotar ou não este referencial para a renovação de suas práticas. Expõe, em síntese, a visão de autores que defendem esta teorização como base para as propostas de inovação pedagógica na escola, em consonância com as exigências postas pela sociedade em transformação. Por outro lado, percorre as colocações de autores que criticam este ideário, por associá-lo ao quadro das reformas educativas as quais buscam ajustar a educação ao sistema econômico, através de mecanismos de adaptação e cooptação veiculados por um discurso pedagógico renovador.

Biografia do Autor

Eliana Nunes da Silva, Faculdades UNOPEC/Sumaré

Eliana Nunes da Silva é Pedagoga, Mestre em Educação pela FE-UNICAMP,
professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Unopec Sumaré e da Faculdade
de Valinhos.

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Publicado

01/08/2005