HABILIDADES SOCIAIS E ASPECTOS PSICOSSOCIAIS

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Autores

  • Juliana Girotti SPERANDIO Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Neide Aparecida Micelli DOMINGOS Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Palavras-chave:

habilidades sociais, infância e adolescência, dados antropométricos

Resumo

Habilidades sociais têm sido consideradas como fator de proteção, podendo contribuir para o desenvolvimento sadio do indivíduo. Os objetivos foram avaliar estilo de vida e aspectos psicossociais de alunos do ensino fundamental e médio da rede de ensino da cidade de São José do Rio Preto/SP, além de realizar avaliação antropométrica dos mesmos. Casuística: participaram 384 crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos de ambos os sexos. Materiais e método: para coleta de dados foram aplicados um questionário de identificação e a escala de habilidade social. Os resultados indicaram que as crianças e adolescentes de São José do Rio Preto apresentam baixo desenvolvimento de Habilidades Sociais. A prevalência de crianças e adolescentes obesos é maior em níveis socioeconômicos mais baixos.

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Publicado

01/01/2014