ANÁLISE SEMIÓTICA DE UMA CRÍTICA À 'HISTORICIZAÇÃO' DA ARTE

Autores

  • Hélia VANNUCCHI Faculdades Integradas IPEP - Campinas

Palavras-chave:

net-art, pictogramas, signo

Resumo

Esta análise se propõe a uma reflexão sobre as relações de significação contidas na obra “History of art for airports”, do artista esloveno Vuk Cosic, disponível em <http://www. ljudmila.org/~vuk/history/>. Nesta obra, Cosic traz elementos de uma cultura de massas (os pictogramas) para uma cultura de elites, fazendo uma crítica ao processo de “historicização” da arte e da net-arte. A relação entre esta apresentação das obras, em forma de pictogramas e o título do trabalho sugere uma idéia de massificação das obras de arte. A idéia do autor, Vuk Cosic, era criticar a “historicização” da net-art que estava começando então, em setembro de 1997. E também, a maneira como é gerada a história, o modo como o mito dominante é codificado.

Biografia do Autor

Hélia VANNUCCHI, Faculdades Integradas IPEP - Campinas

Publicitária, mestre pelo Departamento de Multimeios da Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp) – Campinas/SP. Em 2001 abriu sua própria empresa, a
Actualis Design e Comunicação, que atualmente trabalha com a criação de jogos
cartonados e sites. É também professora do curso de Publicidade e Propaganda das
Faculdades Integradas IPEP – Campinas/SP.

Downloads

Publicado

01/08/2004