Crescimento sustentado da organização

uma necessidade estratégica

Autores

  • Rodolfo Leandro de Faria Olivo Faculdades Unopec Sumaré

Palavras-chave:

Organizações, crescimento, sobrevivência

Resumo

As organizações diferentemente dos organismos vivos não tem obrigatoriamente que cumprir um ciclo de vida com nascimento, crescimento, maturidade, declínio e morte. As organizações podem, em princípio, ser eternas. A chave de sua longevidade está no crescimento sustentado. Enquanto um ser vivo possui limites físicos e temporais de crescimento, a organização não sofre destas mesmas restrições, podendo crescer indefinidamente. As organizações duradouras sobrevivem aos declínios de seus mercados, desenvolvendo mercados em potencial ou mesmo criando mercados que ainda nem existem. Os bens e serviços enfrentam o ciclo de vida, declinando e eventualmente desaparecendo, porém a organização pode continuar crescendo e, desta forma, perpetuar sua existência. Uma vez que a sobrevivência da organização a longo prazo é um dos principais objetivos de sua administração, o crescimento sustentado, chave para este objetivo, tem que tornar-se uma necessidade estratégica a ser implementada continuamente.

Biografia do Autor

Rodolfo Leandro de Faria Olivo, Faculdades Unopec Sumaré

Rodolfo L. F. Olivo é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV. Pós-graduado pela EPGE/FGV - MBA Executivo Internacional com extensão na Ohio University. Mestrando em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de SP– PUC/SP.
Exerce a atividade profissional de professor da Faculdade Comunitária de Campinas e da Unopec de Sumaré nos cursos de graduação em administração de empresas, além de consultoria empresarial e empreendedorismo. Exerceu atividades profissionais em cargos em: consultoria internacional, banco de investimentos, operadora de telefonia celular, distribuidora de energia elétrica e indústria química antes de se dedicar a docência, pesquisa e consultoria.

Downloads

Publicado

01/08/2004