EMPREENDEDORISMO MORAL ESTUDANTIL

UMA REFLEXÃO SOBRE CONFLITOS, TENSÕES E AMBIGUIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Leonardo H. B. MONTEIRO UFSCar – Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Empreendedorismo Moral, Conflitos Escolares, Ambiente Escolar

Resumo

Discute-se neste trabalho o papel social dos alunos em contexto de sala de aula. Focarei no modo que os próprios estudantes constroem interações a partir daquilo que conceituo empreendedorismo moral. Intenciono refletir de que modo os próprios estudantes constroem e condicionam ações no ambiente escolar. A mobilização de quatro conceitos chave guiam a análise presente no paper: a) a noção de ‘empreendedor’ moral, trazida através de uma releitura de conceitos de Becker (1977; 2008); b) a legitimidade dos atores das instituições escolares pensada a partir das formulações de Goffman (1975 e 2010); c) a desinstitucionalização dos sujeitos (DUBET, 1998, 2005 e 2009); e d) o senso comum como um sistema cultural (GEERTZ, 1981), sendo que se ressaltará a busca por um logotipo (TÜRCKE, 2001) dentro deste sistema. O trabalho propõe uma leitura da dinâmica da sala de aula baseado em uma ótica que permita conceber os estudantes, enquanto agentes ativos do espaço escolar. Sendo que os alunos, não apenas seriam subjetivados pelo mundo escolar, mas o atualizariam constantemente. E, grande parte desta atualização ocorreria a partir de referenciais do senso comum.

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Publicado

01/10/2020