IMIGRANTES SURDOS

O CONTEXTO DO PLURILINGUISMO E CURSOS DE LÍNGUAS NA ITÁLIA

Autores

  • Janaina Tunussi de OLIVEIRA Universidade de São Paulo
  • Cássia Geciauskas SOFIATO Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Surdez, imigrante surdo, Itália

Resumo

A imigração é um processo que produz efeitos em diversas esferas sociais, promovendo mudanças de estruturas e gerando reflexão em diferentes áreas. Dentro deste contexto, o ensino de línguas torna-se fundamental para promover a inclusão do público imigrante que chega a um novo país. Público este que também apresenta especificidades que exigem um atendimento diferenciado, como é o caso dos surdos imigrantes, sujeitos que embasaram este estudo. Essa pesquisa é de natureza bibliográfica e tem por objetivo destacar experiências ímpares desenvolvidas em dois cursos de língua italiana para imigrantes surdos adultos oferecidos em Roma e em Nápoles. Os relatos apresentados retratam cursos de italiano como língua estrangeira (LE) destinados ao campo de trabalho, com ênfase em promover a integração social e melhor comunicação em ambiente profissional. O plurilinguismo é, neste contexto, conceito fundamental para compreender as relações construídas nos cursos de línguas apresentados, articulando as experiências dos alunos com a aprendizagem da língua estrangeira. Os resultados indicam que a alteração no contexto social, com a criação de cursos que incluem o imigrante surdo, gerou reflexão e promoveu a produção não apenas de conteúdo científico para o país, como também de material didático, destacando-se de outras nações.

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Publicado

01/09/2023