ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA SURDOS E OUVINTES EM DIFERENTES CONTEXTOS
DO ANALOGICO AO DIGITAL
Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino de língua portuguesa escrita para surdos, TecnologiasResumo
Este trabalho apresenta um breve percurso histórico acerca das diferentes concepções metodológicas que nortearam o ensino da leitura e da língua portuguesa escrita, trazendo à cena a complexidade deste processo para essas crianças e evidenciando a dificuldade do ensino sistemático da língua portuguesa escrita também para crianças surdas. Em seguida, evidencia como os recursos e as tecnologias digitais são elementos fundamentais na atualidade ao considerarmos a leitura e a escrita e os seus respectivos processos de ensino (sejam para crianças surdas ou ouvintes), partindo da apresentação da trajetória adotada para o ensino da língua portuguesa escrita no país. Por fim, apresenta quais seriam as implicações para os estudos que se dedicam a refletir, com base nos estudos de Soares, sobre a “reinvenção da alfabetização”, - que se faz urgente na atualidade a partir da apropriação dos recursos digitais – bem como as implicações para as pesquisas voltadas para a alfabetização de crianças surdas, mais especificamente.