ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA SURDOS E OUVINTES EM DIFERENTES CONTEXTOS

DO ANALOGICO AO DIGITAL

Autores/as

  • Janaina CABELLO Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palabras clave:

Alfabetização, Ensino de língua portuguesa escrita para surdos, Tecnologias

Resumen

Este trabalho apresenta um breve percurso histórico acerca das diferentes concepções metodológicas que nortearam o ensino da leitura e da língua portuguesa escrita, trazendo à cena a complexidade deste processo para essas crianças e evidenciando a dificuldade do ensino sistemático da língua portuguesa escrita também para crianças surdas. Em seguida, evidencia como os recursos e as tecnologias digitais são elementos fundamentais na atualidade ao considerarmos a leitura e a escrita e os seus respectivos processos de ensino (sejam para crianças surdas ou ouvintes), partindo da apresentação da trajetória adotada para o ensino da língua portuguesa escrita no país. Por fim, apresenta quais seriam as implicações para os estudos que se dedicam a refletir, com base nos estudos de Soares, sobre a “reinvenção da alfabetização”, - que se faz urgente na atualidade a partir da apropriação dos recursos digitais – bem como as implicações para as pesquisas voltadas para a alfabetização de crianças surdas, mais especificamente.

Biografía del autor/a

Janaina CABELLO, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras e
Língua Portuguesa (TILSP) do Departamento de Psicologia da Universidade
Federal de São Carlos (UFSCar). Doutoranda e mestra pela Faculdade de
Educação - UNICAMP, na linha de pesquisa Linguagem e Arte em Educação.
Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes
temas: ensino e produção de materiais para a apropriação de língua portuguesa
na modalidade escrita como segunda língua por surdos, tecnologias digitais na
educação, ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, formação de
tradutores/intérpretes de Libras principalmente no contexto educacional e
comunitário, tradução e produção de janela de Libras, surdez, diferenças e
movimentos sociais. É coordenadora do Grupo de Estudos Diferenças e Surdez
em pauta (GEDISp) - UFSCar.

Publicado

2020-01-01