ITU NO CIRCUITO AFRO-ATLÂNTICO A IRMANDADE DA SENHORA DO ROSÁRIO EM ITU
Palabras clave:
História Atlântica, História de Itu, diásporaResumen
A historiografia da escravidão promoveu significativas inovações epistemológicas e metodológicas nas últimas três décadas. Novas abordagens trouxeram à tona uma perspectiva que rechaçou analises eurocentradas e evitaram reproduzir a tendência de reificar aqueles que foram escravizados ao longo da História do Brasil. História Atlântica, Diáspora e Agência Escrava são alguns dos conceitos que colocam em cena o escravizado como sujeito histórico de um mundo que articulou Europa, América e África. Tais estudos revelam novas dinâmicas políticas, sociais e culturais, bem como instituições construídas na resistência cotidiana dos trabalhadores escravizados. As irmandades negras, bem como as congadas, são algumas destas instituições afro-atlânticas que se reproduziram em todas as cidades que se conectaram ao mundo atlântico. Este trabalho aborda a Irmandade do Rosário de Itu, bem como a existência de seu líder na figura de Rei da irmandade. Busco reinterpretar a história de Itu à luz desta nova abordagem historiográfica.
Citas
Bacharel (2009) e Licenciado (2010) em História pela Universidade de São
Paulo. Especialista em Ensino de História pela Universidade Estadual de
Campinas (2012). Mestre em Educação, na área de Formação de Professores,
pela Universidade Federal de São Carlos, pesquisando o Currículo de História
do Estado de São Paulo e o Ensino de História da África. Obteve bolsas de
financiamento de pesquisa PIBIC/CNPq e FAPESP Treinamento Técnico. Atuou
entre 2009 e 2012 como professor de História no Ensino Fundamental e Médio
na Rede Pública Estadual de São Paulo. Entre 2012 e 2017 foi Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de São Paulo (IFSP), campus São José dos Campos e Campus Salto. Entre
e 2017 trabalhou voluntariamente como Coordenador Pedagógico e
professor do Cursinho Popular EPA, projeto de Extensão da FATEC Itu.
Atualmente é Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IFSP
Campus Registro. Pesquisa Formação de Professores, Teoria do Currículo,
Educação para as Relações Étnico-Raciais, História da África, História Atlântica
e História de Itu. É membro do Núcleo Estudos e Pesquisas sobre Narrativas
Formativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN-UFSCar), do Grupo de
Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS-UFSCar) e Grupo de
Pesquisa Educação, Política e Sociedade (IFSP-Registro).