O USO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM

Autores/as

  • Giane Moja NERIS Rede Municipal de Educação de Indaiatuba
  • Sheila Salles MENDES Centro Universitário Max Planck

Palabras clave:

Matemática, Investigação, Aprendizagem

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo pesquisar e analisar a abordagem de aulas investigativas de Matemática. Com base na literatura específica da educação Matemática abordam-se nesta pesquisa os benefícios de introduzir o ato de investigar no processo de ensino-aprendizagem. Enfatizase a importância do papel do professor como mediador e estimulador para promover um ensino investigativo. São citadas as características de uma aula investigativa envolvendo todos os momentos que o educador juntamente com o aluno deverá participar. Também foram analisadas atividades retiradas de livros didáticos direcionados para o 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, algumas delas apresentam características investigativas e outras são caracterizadas como problemas convencionais, exercícios e também tarefas contextualizadas. No processo de análise, foram inseridas sugestões de intervenção docente para tornar algumas atividades investigativas que inicialmente não apresentavam essa característica. A prática de ensino estudada proporciona que o aluno passe a agir como matemático, tendo a liberdade de pensar, explorar, trocar conhecimentos com o professor e colegas, ao contrário de métodos de ensino que contribuem para o discente acreditar que a disciplina de Matemática somente se baseia em regras e algoritmos. Evidenciou-se que a investigação Matemática contribui para o aluno ser um indivíduo ativo no seu processo de aprendizagem.

Publicado

2019-07-01