ESTUDANDO A LITERATURA ENCONTRADA SOBRE O COMPORTAMENTO SOCIALMENTE HABILIDOSO DESEJADO PARA PROFESSORES

Autores/as

  • Bruna Risquioto BATONI Universidade de AraraquaraB
  • Ana Irene Fonseca MENDES Universidade de Araraquara

Palabras clave:

Interação Professor-Aluno, Habilidades Sociais, Educação

Resumen

O professor é um elo entre ser alguém que favorece interações interpessoais e ser aquele que lida com situações sociais diferentes, nas quais articula pensamentos e sentimentos de uma forma a conseguir ensinar. A presente pesquisa objetivou investigar qual comportamento habilidoso desejado para um docente ter uma interação professor e aluno saudável. A metodologia pautou-se em breve revisão, na base de dados Scielo Brasil, com os descritores “interação professor-aluno” e “habilidades sociais” and “professor” ou “docente”. A partir dos artigos encontrados foi possível realizar uma análise temática dividindo os resultados em categorias para a discussão, os eixos foram: Habilidades Sociais Gerais Requeridas; Habilidades Sociais: Comportamento e Comunicação; Gestão de Conflitos; Manejo do Professor no Ensino- Aprendizagem; A Escola e a Inclusão Escolar, Problemas e Espelho Professor- Aluno. Os resultados destacaram que o comportamento habilidoso de cunho afetivo e de proximidade da relação professor-aluno é algo desejado para a profissão de professor. Além das habilidades sociais como empatia, fazer amizades, assertividade e resolução de problemas. Entretanto, estes fatores não são trabalhados no ensino do lecionar pelas universidades brasileiras. Esperase que tal estudo possa ajudar a fomentar discussões a respeito de uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

Publicado

2020-10-01