ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO

CONSIDERAÇÕES DO PROFESSORADO DE ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) DAS ESCOLAS DEPUTADO FEDERAL ULYSSES GUIMARÃES E LAURIZA VIEIRA DE LIMA, HORIZONTE-CEARÁ

Autores/as

  • Claudemir Cosme Da Silva SILVA Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Renata Makelly Tomaz Do NASCIMENTO Universidade Estadual do Ceará - Uece

Palabras clave:

Análise, Livro Didático, Ensino Fundamental

Resumen

O presente artigo aborda sobre a análise do livro didático feita por um grupo de 16 (dezesseis) professores de ensino fundamental (anos finais), especificamente nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Deputado Federal Ulysses Guimarães e Lauriza Vieira de Lima em Horizonte-Ceará. Tem como objetivo geral: analisar a opinião dos docentes de 6º a 9º ano acerca da qualidade do livro didático e seu uso no cotidiano escolar. E objetivos específicos: identificar as propostas presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) das escolas participantes da pesquisa; descrever o perfil dos profissionais docentes; explicar como se deu o processo de escolha dos livros didáticos; e compreender o cotidiano dos professores com o uso do livro didático. Para tanto, foi utilizado metodologicamente no trabalho a pesquisa teórica e a aplicação de questionários via Google Forms. O trabalho será organizado em quatro tópicos, sendo eles: Identificando as propostas presentes nos PPP’s das escolas; Perfil dos profissionais docentes; O processo de escolha dos livros didáticos; e O cotidiano dos professores com o uso do livro didático. Após a investigação desses pontos, conclui-se que o livro didático é ainda o recurso mais utilizado na sala de aula, mas que o mesmo também não se constitui como o único instrumento pedagógico para o ensino, podendo ser trabalhado lado a lado com os demais instrumentos existentes para esse fim.

Publicado

2020-10-01