LICENCIATURA E PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA
Palabras clave:
educação, psicologia, licenciaturaResumen
Este trabalho é o resultado das atividades realizadas através da disciplina Estágio Supervisionado em Formação do Professor de Psicologia na Escola Estadual Anice Cecílio Pedreiro, localizada na cidade de Catalão- GO. O objetivo do estágio foi promover a inserção dos estagiários no contexto escolar de maneira a contribuir para a formação em docência. As atividades foram desenvolvidas com os alunos do ensino médio no período noturno. Este trabalho, em específico, teve como objetivo geral demonstrar os resultados obtidos pelo estágio em Licenciatura, assim como a relevância do processo grupal como formação crítica dos estudantes contemplados por nossa atuação. Tendo como método de trabalho, dentro de uma abordagem qualitativa, os instrumentos metodológicos tais como a observação-participativa de atuação, a utilização de Diário de Campo para coleta e registro de dados, semanalmente supervisões da relação teoria-prática e leituras sobre a docência em Psicologia e fundamentação teórica das técnicas grupais. A partir da inserção no campo, buscamos realizar vivências grupais, escutas terapêuticas educativas, de modo a contribuir com os jovens para desconstrução de juízos provisórios, preconceitos e pragmatismos existentes no contexto educativo, bem como auxiliar na construção de sujeitos autônomos e conscientes de seus papéis na sociedade. Também foi possível participar na construção crítica e emancipatória desses jovens e na escola como um todo, propiciando lugar de discussão, reflexão, problematização dos campos afetivo, operativo e valorativo, contribuindo para o crescimento pessoal e coletivo desses sujeitos.