DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS POR DIFERENTES TIPOS DE APRENDIZAGEM NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DE ADMINISTRAÇÃO-FCE/UNESP

Autores/as

  • Eduardo Guilherme SATOLO UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Ana Carolina Nascimento NÓBREGA UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Beatriz Gomes MENDONÇA UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Enzo Loureiro Alvarez FIORETTI UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Érica Patelli de Car SILVA UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Guilherme Galvão ESTIMA UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Guilherme Martins CHIQUITO UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Guilherme Takeshi MANDAI UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • José Augusto MARINS UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Maria Angélica de Castro PAVÃO UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Mariana Oliveira FURLAN UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Mariana Postelhone CENTAMORI UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)
  • Thales Campos Pereira BARBOSA UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)

Palabras clave:

Empreendedorismo, Competências, Tríade ensino, pesquisa e extensão

Resumen

O Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolve no estudante competências por meio de atividades que envolvem diferentes tipos de aprendizagem e habilidades a nível profissional, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este artigo analisa as relações existentes entre as atividades desenvolvidas pelo PET-Administração da FCE/UNESP e os tipos de aprendizagem. Por meio de uma pesquisa-ação, identificaram-se as atividades e como estas se relacionam aos tipos de aprendizagem e auxiliam no desenvolvimento das competências. Amparados pela análise de correspondência, constatou-se que as atividades realizadas permitem ao PETiano aprimorar relações de aprendizado social e individual, e que em suas particularidades auxiliam no desenvolvimento das competências.

Publicado

2020-10-01