ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores/as

  • Gabriela Aline de Rezende SIMIONI UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna
  • Roseli Coutinho dos SANTOS UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna

Palabras clave:

escola, família, indivíduo

Resumen

Esta pesquisa bibliográfica pretende analisar e discutir as organizações e relações entre escola e família e tem como tema de análise as inter-relações que se formam entre essas duas instituições em contexto brasileiro contemporâneo. Para isto, apresenta-se o conceito de família e suas transformações ao longo dos anos acerca da formação da conduta do sujeito, seguido de um panorama do surgimento da noção de infância e com isto, do nascimento da instituição escola, responsável pelo ensino dos conhecimentos científicos acumulados pela humanidade. É possível comprovar que esta relação sofreu profundas modificações. Diante da bibliografia analisada, incluindo um estudo sobre as políticas públicas em educação no Brasil desde a colônia, fica claro que a legislação brasileira é um ponto chave na formulação da relação escola-família. A escola tem papel importante no estreitamento dos laços, porém não deve assumir toda a responsabilidade pela educação sozinha, uma vez que a família é uma instituição tão importante quanto a escola, se não mais importante ainda – por ser a primeira – na condução da formação do ser.

Publicado

2020-10-01