ESTUDO DE ADAPTAÇÃO DA BATERIA DE HABILIDADES COGNITIVAS WOODCOCK-JOHNSON III

VERSÃO AMPLIADA

Autores

  • Marcelo Gulini CHIODI Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Solange Múglia WECHSLER Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Anderson SANTOS Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura
  • Hugo Leonardo Marangoni de Oliveira SANTOS Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Avaliação cognitiva, Inteligência, Woodcock-Johnson, Validade, Adaptação de testes

Resumo

A adaptação e construção de instrumentos psicológicos compreendem importantes procedimentos e etapas que vão desde a tradução ou elaboração do construto, embasado teoricamente, até os estudos de validação e normatização. Um dos construtos mais investigados no campo da Avaliação Psicológica centra-se no desenvolvimento de instrumentos para avaliação das habilidades cognitivas. Conhecer as diferentes habilidades sempre despertou o interesse de pesquisadores e estudiosos da área devido à necessidade do ser humano de esclarecer e identificar as diferenças individuais no uso das informações. Neste sentido, este estudo teve por objetivo descrever os procedimentos e etapas de tradução e adaptação dos subtestes verbais e não verbais, da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock- Johnson – III versão Ampliada (WJ-III Ampliada). Estudos de adaptação e validação da bateria WJ-III Ampliada vão proporcionar um enriquecimento ainda maior nas possibilidades de instrumentos para avaliação intelectual e auxiliar profissionais para um diagnóstico clínico mais detalhado e preciso.

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Publicado

01/01/2012